segunda-feira, 22 de outubro de 2007

10 real

Em Fortaleza, assim como no resto do Ceará, ainda não há um consenso sobre a importância do design. Assim, é comum encontrar estabelecimentos com uma boa estrutura física, um bom serviço, que vende muito bem mas que morreu na praia na hora de criar o logotipo. Não existe uma cultura para valorizar o trabalho de um profissional que estude o negócio e faça a tradução do serviço oferecido com um logo e uma tipografia adequados. Deste modo, proliferam os vendedores de "logomarcas" por 10 reais. "Só 10 Real", como dizem os caras.

Ao invés de pagar os mais de mil pilas que aquele rapaz "esquisito, usando brinco na orelha e bolsa de couro à tiracolo", que se disse designer cobrou, o dono da bodega acha que fez um grande negócio na gráfica rápida. Pediu uma "logomarca" para a locadora e recebeu foi 4 por 10!

Agora me diga uma coisa! Olhe para o logotipo desta distinta empresa e pense bem. Vale a pena? Foi ou não foi 10 reias? Uma caricatura abobalhada, enfiando uma coisa retangular(uma fita cassete???? Dá um tempo!) dentro de uma TV? E o que quer dizer aquele C ao contrário com um traço de menos no meio? Pois é o logotipo da maior locadora de Fortaleza. Imbatível, ela reina soberana em terra que até mesmo a Blockbuster já tentou e quebrou a cara. Eu me sinto insultada por aquela placa gigante que ilumina a estúpida cara com a língua de fora. Será que a Distrivídeo que me chamar de idiota por que vou assistir um filme?

Dentro da loja porém, tem uma cafeteria, com um bom trabalho visual, que rouba a cena. É elegante, simples, fácil de ler, memorizar e não ofende nossa inteligência. Bem que o dono da Distrivídeo poderia pegar o telefone do designer que fez este trabalho. Estudos de caso para redesign de marcas conceituadas são fatos comuns num mundo em que o Design é reconhecido e valorizado. Bem que podia acontecer por aqui.

9 comentários:

juninho disse...

Excelente iniciativa! Com suas explicações e pedagogia, tenho certeza que iremos aprender e entender muito melhor o que diabémesmo o design...

Paulo Afonso de Paiva Cavalcanti disse...

Parabéns Auri, embora eu nem tenha sido convidado a conhecer seu blog, eis-me aqui para parabeniza-la pela iniciativa.Posso acrescentar algo? Volte na caricatura infame do boneco da DISTRIVÍDEO e veja que ele reproduz a infeliz estatística brasileira, de um povo desdentado, por falta de políticas públicas na área da odontologia. E os olhos do cara? Isso é provocação e fere princípios constitucionais, pois parece um insulto à quem tem o problema visual que a caricatura reproduz. Isso não seria crime de discriminação?

Aurileide Alves disse...

Paulo, eu não te convidei, foi? Pois podia jurar que sim. Mil perdões. Vc estah sempre incluso no topo da minha lista. Devo ter me confundido com a Ana... :-)

Vc tem toda razão! O descuido e o desleixe de uma empresa na hora de criar sua marca para a sociedade, pode causar mal entendidos muitas vezes difícieis de remediar. O caso da Distrivídeo não é singular, mas pra mim é um dos bem graves.

É um caso preconceituoso e desrespeitoso com o público que tão bem a acolhe e até gosta dos serviços oferecidos.

Vou te botar no topo da lista número um. Abraços.

Anônimo disse...

begreat·cool

MÍDIA DA MÍDIA disse...

cara, vc é corajosa... acho q os caras analisados ainda não viram o seu blog..parabéns, hein?

Unknown disse...

Desculpe senhores passageiro, mas eu, estou, aqui, para, vender, essas logos, para, alimentar, minha, família, eu, podia estar roubando, eu, podia, estar, matando... é só dérréáú...;)

Unknown disse...

Cara, odeio essa marca, super ultrapassada...tá na hora de mudar pois novas mídias estão chegando e esse visual cassete já era faz tempo.

Wendel Alves disse...

Ok, acredito que maior parte do que vi dentro de uma Distrivídeo em termos de design gráfico tenha sido elaborado de forma amadorística, inclusive o exemplo do café que existe na loja principal, talvez (suponho) que a criação do mascote tenha partido de uma constatação: pessoas que são loucas por filmes, daí o figurinha com cara de maluquete! Poderia ser diferente? Claro que sim, evidente que poderia ser uma fachada com algo que evidencia-se um bom design, concordo com muita coisa que a Aurileide disse mas convém não ficarmos no campo da suposição! Seria legal sabermos a história de como tal logo nasceu, boa ou não, todas possuem uma história que poderia nos enriquecer e nos dotar de uma avaliação mais criteriosa. Acho que devemos criticar sim o trabalho do outro mas uma crítica que possa ser elucidativa, imbuída de diagnósticos e possíveis curas. Parabenizo sua atitude, seu blog nos desperta à discussão. Fica a sugestão para que no próximo caso a opinar tenhamos mais acerca da história de como foi criada a logo ou material gráfico.

Aurileide Alves disse...

Wendel, tb acho que recuperar a história de um logotipo eh fundamental. Este espaço tem a intenção de levantar a discussão, fazer pensar e até mesmo provocar. Então que surjam as explicações, as propostas as idéias. Obrigada por seus comentários enriquecedores.