Por ocasião das aulas da Pós-Graduação em Design Gráfico, na FA7, realizei duas experiências gráficas inspiradas no Construtivismo Russo. Escolhi Rodchenko para analisar. Artista, designer, fotógrafo e revolucionário, ele foi uma das figuras que mais contribuiram para moldar esta profissão que exercemos hoje e para a qual buscamos nos especializar.
Daniela Alcântara, a facilitadora da disciplina de História do Design Gráfico, soube conduzir com tal competência e dedicação que deixou a todos motivados. Começamos bem! Valeu, Daniela!
Os trabalhos de meus colegas foram muito bons. Sérios, irreverentes, inesperados e comprometidos, foi um agradável momento o da apresentação coletiva. A maioria escolheu o Construtivismo, assim como eu, mas a Pop Art foi a segunda mais utilizada como referência.
Quanto a mim, foi inevitável pesquisar e me inspirar nos russos. Características valorizadas por eles, são minhas favoritas: somente o necessário, o funcional promovendo a comunicação e a integração da mensagem com o público. Sem falar no preto e vermelho, minhas cores favoritas. A mensagem política como sendo a principal razão de existir do trabalho do artista, também me atraiu.
Abaixo, as duas experiências que realizei para um evento fictício, supostamente promovido pela CUT-Ceará. Tudo político, tudo vermelho, preto e branco.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Aurileide, seus resultados ficaram realmente muito bons. Por falar nisso você já viu como o Construtivismo "invadiu" a publicidade? Tem Habib's, Dodge, Governo da Bahia...
Espero que realmente a disciplina tenha sido produtiva para a turma.
Abraço,
Daniela
Postar um comentário