sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Ainda bem que tem lidocaína

Paulo Afonso, um amigo, muito atento ao poder da comunicação visual tem me enviado contribuições muito interessantes para este espaço. Foi assim que pude compartilhar com todos as pérolas abaixo. Valeu, amigão.

Que tipo de pessoa vai comprar um remédio com esta embalagem? Designers de embalagem, socorro! Este produto ofende as pessoas e assusta os doentes. Tem tudo para ser eleito a pior peça de design do ano! Mau gosto e desrespeito, amadorismo e falta de bom senso unidos, produzem efeitos assim. E citando o Wendell, que sempre me lembra de buscar o porquê do resultado, a origem histórica, não consigo imaginar uma história inteligente por trás disto. Claro, existe uma. Mas é óbvia e até mesmo ridícula. Ofensiva e sem criatividade. Se fosse assim, imagine como seriam as embalagens de papel higiênico, de supositórios, de tampões, de absorventes, de remédio pra impotência e de... pensem!

2007 já era e muita gente gosta de sentar e fazer retrospectivas. Em outra contribuição, Paulo me indicou um site que reuniu as 20 piores capas de álbuns musicais do ano 7. As piores dentre as piores, segundo o autor. A lama das lamas. O suprasumo do ridículo, em se tratando de capas. E escolheu deixar de fora as já tão manjadas Celline Dion, Celine Dion, Jordin Sparks, LeAnn Rimes. Muita colagem, idéias ruins, mau gosto e péssimo Photoshop fabricaram capas que, certamamente, ao ver, você vai querer esquecer. Em quase todas, é possível encontrar o nome do designer(se é que podemos chamar assim quem faz um trabalho destes) responsável. Esta aqui do lado é de Ted Nugent: Love Grenade [Pre-Release Edition. Eu não conheço e não estou muito interessada, agora. Apreciem. Enjoem. Esqueçam.

E aqui na nossa terra, o que será que se produziu deste tipo durante o ano de 2007? Se alguém tiver um bom exemplo, mande aí.

E da próxima vez que encontrar uma capa ou uma embalagem que te faça querer vomitar, procure antes saber se tem lidocaína. Assim, não vai sentir tanta dor.

2 comentários:

MÍDIA DA MÍDIA disse...

muito bom o seu blog, viu? Um design (desenho) mal feito enfeia a proposta de Fortaleza bela...
Continue nos brindando copm seu blog

MÍDIA DA MÍDIA disse...

hoje (28/10/08) passei por uma avenida e me lembrei logo do seu blog "Design pra quê". É que tava escrito na fachada de uma loja (ou shop?) SHOP MUSIC (com o desenho de um saxofone no meio das palavras inglesas). Ora, fiquei pensando se ficaria mais bonito o nome LOJA DA MÚSICA já que estamos no Brasil (com "s") e bem que o instrumento musical a aparecer entre as letras deveria ser uma sanfona já que aqui é a terra do forró (nada evidentemente contra nenhum outro estilo musical). É que acho que os Design... tão muito americanizados....