sábado, 15 de novembro de 2008

50 anos de cartazes políticos no Ceará

A história do design gráfico na Terra da Luz, acaba de ganhar uma excelente contribuição. Uma exposição de cartazes políticos cearenses criados a partir de 1958 até 1996. Sob a curadoria de Mário Roque e Daniela Alcântara, a exibição faz uma viagem no tempo e mostra as diversas técnicas utilizadas para atrair e ganhar eleitores. O conjunto da obra foi reunido graças ao empenho dos curadores, do acervo da Gráfica Tiprogresso e da Fundação Waldemar Alcântara.

Pintados à mão ou impressos em off-set, as peças chegam a ser divertidas se deslocadas do contexto cultural da época. Por outro lado, é fácil perceber as influências dos diversos estilos e técnicas existentes em cada período.

Meu marido, no passado um fervoroso militante petista reclamou da pouca variedade de representantes da esquerda, mas ficou contente por ver Maria Luiza Fontenele e Edilson Aragão. Parte da dificuldade de organizar um evento desta natureza reside em descobrir as obras.

Louvável a iniciativa e que sirva para acender a chama da preservação histórica do design gráfico nesta terrinha.

Veja fotos de todos os cartazes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Outra vez parabéns! Difícil manter com qualidade um blog temático como este.
Gostei aqui do trecho: "Meu marido, no passado um fervoroso militante petista reclamou da pouca variedade de representantes da esquerda, mas ficou contente por ver Maria Luiza Fontenele e Edilson Aragão." Ele viu isso? Concorda em ser tratado como ex-militante???? Rssssss...
Se eu tivesse sabido desta exposição antes, teria levado à curadora um cartaz da Ana, candidata à prefeita em Itaitinga, em 1996, pelo PT, abraçada com o Lula, no cartaz. Fica para outra. Grande abraço.

Aurileide Alves disse...

Paulo, vc poderia começar a pensar em organizar uma exposição assim... de cartazes preservados pela esquerda. A história do Design Político cearense tb tem muita contribuição da esquerda. É preciso ter consciência desta importância para guardar, organiza, catalogar, preservar. E nós? Acho bom pensar no futuro, no que vamos contar a nossos netos. Na história visual!
Que bom que vc gostou. Chegou a ver os cartazes? Cada um mais divertido que o outro!

Tenho certeza que o de Ana teria ficado muito legal ali.